O ciclista paredense Luís Mendonça venceu, este domingo, a 36.ª Volta ao Alentejo em bicicleta. O atleta da Aviludo-Louletano ficou em sétimo na última etapa, uma ligação de 151,3 quilómetros entre Castelo de Vide e Évora, mas foi o suficiente para vencer a prova. Há 12 anos que um português não conquistava o primeiro lugar na “Alentejana”.
Na geral individual, Ricardo Mestre (W52-FC Porto) ficou em segundo lugar, a oito segundos do vencedor. O pódio ficou completo com Mark Downey (Team Wiggins), a 13 segundos. A última etapa foi ganha por Gabriel Cullaigh (Team Wiggins). Já a equipa de ciclismo de Sobrado, W52-FC Porto, ganhou por equipas.
Segundo a página oficial da Volta a Portugal, Luís Mendonça, de 32 anos, não escondia a felicidade e o orgulho pela conquista. “Isto é único na vida! Vencer o Alentejo não acontece todos os dias, não é fácil, tenho bem consciência deste facto e quero festejá-lo da melhor maneira!”, afirmou.
O ciclista natural de Paredes, esteve afastado do ciclismo durante algum tempo e não escondeu as dificuldades para regressar à modalidade. “Eu trabalhava na noite, era modelo e barman, quis voltar ao ciclismo e tive todas as portas fechadas, até o Jorge Piedade acreditar em mim. Agora alcancei a minha primeira vitória e logo nesta grande Volta, que mais é que eu podia pedir?”, acrescentou.