O Governo abriu concurso para contratar 1.264 médicos que terminaram a especialidade nas áreas de medicina geral e familiar, saúde pública e hospitalar. Segundo o Diário da República, está autorizada a contratação de 398 médicos de família, 13 na área da saúde pública e 853 na área hospitalar.
Ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, que inclui os hospitais Padre Américo, em Penafiel, e São Gonçalo, em Amarante, foram atribuídas vagas para contratar 20 novos médicos de diferentes especialidades.
Segundo o centro hospitalar, serão nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Gastrenterologia, Medicina Interna, Nefrologia, Ortopedia, Psiquiatria e Radiologia.
“A especialidade de Medicina Interna é a que mais vagas tem, num total de cinco vagas, Anestesiologia, Cardiologia e Cirurgia Geral com três, Ortopedia tem duas vagas e as restantes especialidades com uma vaga”, explica o CHTS.
Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, confessa que algumas especialidades ficam ainda “com carência de recursos por contemplar”, mas salienta que estas novas vagas reflectem “o reconhecimento da tutela para com a enorme carga assistencial que este Centro Hospitalar tem responsabilidade de garantir”
Recorde-se que o CHTS serve uma população superior a meio milhão de pessoas.