Especialistas de renome internacional participaram no II Simpósio “um dia com o aparelho Ilizarov”, realizado no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
Trata-se de uma técnica de cirurgia ortopédica que “revolucionou a área”, refere nota de imprensa. “Além de permitir fazer crescer o osso, esta técnica permite ainda tratar infecções, não uniões de fracturas, deformidade grave, “no fundo, permite tratar as patologias mais complexas em ortopedia”, destaca João das Dores Carvalho, ortopedista do CHTS e elemento da organização, citado na referida nota.
De acordo com o CHTS, anualmente são realizadas cerca de 70 intervenções com esta técnica que permite “salvar” membros em situação limite, alguns com indicação para amputação.
Cerca de 80 profissionais participaram no evento, com componente teórica e prática, apresentação da técnica e de casos clínicos, bem como com sessões práticas de montagem do aparelho. O CHTS refere que marcaram presença “alguns dos nomes mais importantes na área a nível mundial, nomeadamente Mauricio Catagni, Nuno Craveiro Lopes e Alexander Kirienko, entre outros. “O encontro científico culminou com uma cirurgia realizada com o apoio do Prof. Catagni, Prof. Kirienko e Dr. Mohannad Allyan, uma referência no Médio Oriente”, termina a nota enviada à comunicação social.