Iniciou esta quinta-feira e decorre até sábado, a 2.ª edição para cirurgiões do curso prático de Pé Diabético, uma iniciativa organizada pela equipa da Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
A iniciativa realiza-se entre o Hospital Padre Américo e a Faculdade de Medicina do Porto, parceira neste evento, e onde a componente cirúrgica no âmbito do tratamento do Pé Diabético vai ser abordada.
Com a duração de três dias, a formação de cariz teórico-prático, acreditada e recomendada pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, é dirigida a cirurgiões.
Na abertura do curso, realizada esta manhã, no CHTS, em Penafiel, Maria de Jesus Dantas destacou que a diabetes é uma patologia muito dominante e o Pé Diabético é uma das complicações mais comuns.
“O seu tratamento exige uma formação muito ampla e um espectro de conhecimento muito vasto”, referiu a médica do Serviço de Cirurgia do CHTS, responsável pela Consulta do Pé Diabético e pela direcção do curso Prático de Pé Diabético.
Citado em comunicado, Licínio Soares, director clínico do CHTS, referiu a importância desta formação para um tratamento mais completo da problemática do Pé Diabético.
O presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, realçou os bons resultados obtidos pela equipa da Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético, sublinhando que a temática do Pé Diabético no CHTS tem ganho um peso crescente. “Tudo se deve à capacidade de juntar profissionais das diferentes áreas, resultando em mais e melhores cuidados aos nossos doentes”, avançou.