A 6.ª edição do encontro de Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Geral e Familiar (GO/MGF), realizada na Casa da Cultura de Paredes, teve como tema central a patologia endócrina na gravidez.

Realizado na passada sexta-feira, este encontro organizado em parceria pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) e a direcção de Internato José da Paz e Jacinto Magalhães serviu para discutir vários temas e ainda de mote para o lançamento do livro de “Protocolos de Ginecologia no âmbito dos cuidados primários”. Este manual “surgiu pela vontade de estreitar as ligações entre o Serviço de Ginecologia do CHTS e os Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar da respectiva área de referência do centro hospitalar”, explica nota de imprensa.

“Sendo os médicos de família o primeiro contacto entre os cidadãos e os serviços de saúde, a sua actividade é abrangente, nomeadamente através de acções no âmbito da educação para a saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Assim sendo, são responsáveis pela vigilância do estado de saúde da mulher, pela realização do rastreio oncológico e pelo tratamento de algumas patologias, reservando a orientação para cuidados hospitalares dos casos clínicos cuja complexidade exige avaliação pela especialidade. A eficaz articulação entre prestadores de Cuidados de Saúde Primários e as Unidades Hospitalares de referência é factor chave na qualidade de cuidados prestados com benefícios de carácter económico para além dos evidentes ganhos em saúde para os utentes”, sustenta o Centro Hospitalar.

Por isso, este livro, feito por uma equipa multidisciplinar composta por ginecologistas e médicos de família, pretende ser uma ferramenta de fácil consulta para a prática clínica do dia-a-dia.