O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Núcleo da Diabetes, organizou, no domingo, uma aula de zumba. Esta foi a última actividade realizada para assinalar o Dia Mundial da Diabetes. A caminhada prevista não pode realizar-se devido ao mau tempo.
“O objectivo foi alertar para a importância do exercício físico na prevenção e tratamento da diabetes, uma doença que afecta 10% dos portugueses”, realça nota de imprensa.
Recorde-se que no Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de Novembro, o CHTS realizou uma aula sobre a diabetes para mais de uma centena de jovens e rastreios nas unidades de Penafiel e Amarante.
Segundo o CHTS, em 2015, o Serviço de Endocrinologia do centro hospitalar realizou cerca de quatro mil consultas relacionadas com a Diabetes, sendo mais de duas mil de patologia endócrina na gravidez. O Serviço de Medicina Interna realizou cerca de duas mil consultas ligadas a esta doença e na Consulta Externa de Pediatria são seguidas 150 crianças com Diabetes Tipo 1.
Já na consulta de Pé diabético do CHTS, realizada por uma equipa multidisciplinar constituída por médicos de várias especialidades, são actualmente efectuadas mais de três mil consultas por ano, das quais perto de 800 são primeiras consultas.
Em 2014, de acordo com dados do Observatório Nacional da Diabetes, a prevalência estimada da Diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,1%. Mais de um milhão de portugueses neste grupo etário tem Diabetes.