O Hospital Padre Américo, em Penafiel, acolheu esta manhã a conferência “Comunicação e Emoções: quando o corpo se adianta às palavras” para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental.
A iniciativa do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) abordou temas relacionados com a comunicação positiva e a diminuição do stress profissional.
Segundo nota de imprensa, João Paulo, director do DPSM, relembrou o tema deste ano, Dignidade na Saúde Mental, salientando a importância da “reflexão sobre o desfasamento entre uma sociedade que promove o sucesso fácil e imediato e a realidade que nada tem a ver com isso”.
“Somos o segundo país da Europa que mais consome psico-fármacos, as pessoas estão determinantemente sós e, para se falar em dignidade na saúde mental, temos que falar também do estigma”, disse o psiquiatra.
As comemorações continuam esta tarde em Amarante, no Hospital de São Gonçalo, com uma mostra de trabalhos realizados pelos utentes do Hospital de Dia de Psiquiatria e actividades de exercício físico.