João Oliveira, chef natural de Valongo, foi distinguido com o prémio Chef de L’Avenir, atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia.
Segundo a Câmara de Valongo, o galardão – Prix au Chef de L’Avenir – reconhece “todos os anos o trabalho de jovens chefs promissores”.
Recorde-se que João Oliveira, chef do Restaurante Vista, em Portimão, no Algarve, já ganhou uma estrela Michelin em 2017.
“A gastronomia é uma arte. Foi conhecendo bem o Chef João e o seu trabalho que o propusemos a este prémio. Temos aqui um grande chef para o futuro!”, assegurou Bento dos Santos em nome da Academia Internacional da Gastronomia.
“É um enorme orgulho receber esta honrosa distinção que é no fundo o reflexo do trabalho desenvolvido enquanto Chef do Vista Restaurante, sempre em parceria com a equipa de sala e de cozinha. Tenho também o privilégio de poder trabalhar diariamente com os melhores ingredientes portugueses, com especial ênfase aos que provêm do mar”, referiu o chef, citado pela autarquia.
João Oliveira é natural de Campo e já passou por vários restaurantes conceituados, como o Largo do Paço, em Amarante, com uma estrela Michelin; o The Yeatman Hotel, também com uma estrela Michelin; ou o restaurante do Hotel Vila Joya, com duas estrelas Michelin.
Está no Vista desde 2015 e, no ano passado, conseguiu manter a estrela Michelin conquistada em 2017.