A Câmara Municipal de Lousada, e os agrupamentos de escolas do concelho, voltaram a promover a cerimónia de Reconhecimento Social. Trata-se de uma iniciativa que pretende agradecer publicamente a cerca de 300 empresas e instituições que receberam os alunos dos cursos profissionais para estágios.
“Para muitos alunos esta realidade dos cursos profissionais é uma motivação para que o percurso escolar tenha continuidade. Para que esta situação seja possível tem sido imprescindível a colaboração dos agrupamentos de escolas do concelho e das empresas que recebem os alunos na parte prática”, referiu o presidente da Câmara Municipal.
“Esta é uma cerimónia simples, mas revestida de uma grande importância, sendo o modo que a autarquia e os agrupamentos de escolas encontraram para agradecer e enaltecer o papel importante dos agentes envolvidos. Com o trabalho conjunto conseguimos um concelho mais desenvolvido e qualificado para os jovens que são o nosso melhor activo”, defendeu Pedro Machado.
Também os directores dos agrupamentos de escolas, presentes na iniciativa, enalteceram o papel destes empresários.
O jovem Tiago Brito deu o seu testemunho enquanto aluno do Curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva que realizou na Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, Nogueira. “Este foi o curso que escolhi quando fiz a transição do 9º para o 10º ano. Nessa altura eu procurava algo diferente e não tinha interesse em seguir o ensino regular. Passados estes três anos não me sinto arrependido da escolha que fiz e termino este curso com novos conhecimentos, novos métodos de trabalho e com a preparação suficiente para me inserir no mundo do trabalho”, defendeu o lousadense.