O Campeonato Nacional de Jovens de Pitch&Putt que decorreu no Campo do Aqueduto, em Paredes, contou com cerca de 60 jovens de vários pontos do país, dos sub-10 aos sub-25, num evento que a Paredes Golfe Clube já rotulou como tendo sido um “sucesso”.
Segundo a organização, nunca um Campeonato Nacional de Jovens de P&P despertou tanto interesse como o deste ano, quer pelo desafiante percurso, quer pela presença de figuras importantes do golfe nacional, como Leonor Bessa, João Girão ou Daniel Costa Rodrigues.
Em nota de imprensa, o presidente da direcção do Paredes Golfe Clube, António Manuel Bessa, mostrou-se satisfeito com a organização da prova, realçando que o Campo do Aqueduto “sabe receber e está preparado para grandes provas, sobretudo de crianças e jovens, que são a razão fundamental do nosso projecto”. “O sucesso deste evento dá garantias para o futuro”, afirmou.
O “field” obrigou a “horas extraordinárias”, com os primeiros jogadores a saírem às 8h00 e os últimos a terminarem depois das 20h00, sempre com muito público a acompanhar.
Depois de jogados os 18 buracos iniciais, o “desenho” do pódio começou a ficar traçado. Gabriel Sardo, em sub-10, assumiu a liderança da prova, João Iglésias era líder em sub-14, Daniel Costa Rodrigues em sub-16, Gonçalo Mata, com um hole-in-one, saía na frente em sub-18, ao passo que João Girão, que vive e estuda nos EUA e tem ambições de se tornar profissional de golfe, apresentou um cartão de -3 para liderar ao intervalo, entre os sub-25. A grande surpresa era o primeiro lugar de Miguel Pinheiro, jogador de Paredes, que somava +2 e colocava pressão sobre Tomás Araújo nos sub-12.
Com mais 18 buracos para jogar no desafiante percurso do Campo do Aqueduto, na modalidade de Strokeplay, tudo estava em aberto para a luta dos títulos.
Em sub-25, João Girão não só manteve como alargou a vantagem, após realizar a melhor volta do dia com -6. O agregado de -9 diz bem da qualidade deste jogador, que deixou o vice-campeão, treinador de Paredes, a cinco pancadas de distância. Miguel Valença, com voltas de 53 e 51, superou as expectativas e derrotou adversários como Leonor Bessa, Afonso Girão e o campeão do Norte em título, Diogo Roriz, com um agregado de -4. Afonso Girão, do Oporto, ganhou em Medal Net.
Diana Pacheco conseguiu “ultrapassar” Gonçalo Mata com uma segunda volta de -1 e vencer em sub-18 (PAR), depois de há dois anos ter conseguido o título de sub-16 e no ano passado ter ganho o Open de Portugal P&P, entre senhoras. Em Medal Net, Rodrigo Lopes dos Santos, do CityNorte, levou o troféu para casa.
Daniel Costa Rodrigues confirmou o favoritismo (venceu com -2), apesar da excelente réplica de Miguel Cardoso, de Paredes, que fez a melhor volta das sub-16 da parte da tarde (-1), para subir do quinto posto empatado para vice-campeão. Pedro Barbosa, de Paredes, ganhou a categoria Medal Net.
João Iglésias também reforçou o seu domínio no escalão sub-14, ao conquistar o título com +5, seguido por Ana Costa Rodrigues. A maior surpresa do escalão acaba por ser Eduardo Moreira, de Paredes, que mesmo vindo de uma lesão prolongada, ganhou a classificação Medal Net.
O escalão sub-12 foi o mais disputado e emocionante do dia. Ao contrário do que seria expectável, Miguel Pinheiro surpreendeu tudo e todos, mantendo o nível da parte da manhã, embora Tomás Araújo tivesse recuperado as duas pancadas que tinha em atraso. Findos os 36 buracos, persistia um empate com +7, que obrigou a um desempate por play-off. Assim, o buraco 18 teve que ser jogado mais três vezes, com o triunfo a sorrir a Miguel Pinheiro, que fez PAR e beneficiou de um boggey de Tomás Araújo.
Desta forma, Miguel Pinheiro sagrou-se campeão, Tomás Araújo vice-campeão e Gabriel Barbosa conquistou a taça correspondente à classificação Medal Net. Todos representam o Paredes Golfe Clube.
Nos sub-10, Gabriel Sardo venceu confortavelmente, com +22 de agregado e 15 de vantagem para Bernardo Costa, que é vice-campeão. Em Medal Net, Afonso Barbosa, de Paredes, é o vencedor.
A entrega de prémios contou com as presenças de João Coutinho e Nelson Ribeiro, director técnico e seleccionador nacional, respectivamente, o vereador do Desporto, Paulo Silva, e um representante da Junta de Freguesia de Paredes, Paulo Costa.