Cerca de 700 crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar do Ensino Básico do concelho de Valongo estão a participar na actividade Hospital dos Pequeninos, no Salão de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
À entrada, tal como acontece nas unidades hospitalares, há a Sala da Triagem para os bonecos “doentes”, que serão depois encaminhados para os “consultórios”. Terão de realizar exames físicos, medição da temperatura e da pressão arterial e avaliação da boca, ouvidos e garganta, entre outros. Enquanto isso decorre, a criança pode ir observando o material médico exposto e colocando questões.
O corpo clínico é composto por duas centenas de “médicos especialistas” em Dor de Barriga, Dor de Cabeça/Febre, Acidentes, Falta de Ar/Asma, Constipação/Dor de Garganta e Dor de Dentes, segundo informa o jornal de educação do município.
Além disso, existe ainda um espaço de lazer com várias actividades, para as crianças se entreterem com livros didácticos e pinturas, enquanto aguardam a sua vez. No final de todas as “consultas”, é dinamizado um pequeno momento de diversão.
Esta actividade pretende desmistificar os cuidados de saúde e da doença junto das crianças, “através da explicação dos vários procedimentos médicos de rotina de forma simples e esclarecedora, assim como a transmissão de conceitos de alimentação saudável, necessidade de uma boa higiene oral e importância da vacinação às crianças participantes”.
O transporte e organização de toda a logística são asseguradas pelo município de Valongo, que promove a iniciativa em parceria com o Departamento de Acção Comunitária (DAC) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).