Aproximadamente 400, é o número de atletas que a Associação de Eventos Culturais (Ladec) prevê vão participar na IV edição da S. Silvestre de Lousada, que vai decorrer no dia 28 de Dezembro e cujos contornos foram apresentados, esta tarde, em conferência de imprensa, numa iniciativa que contou com a madrinha da competição, Aurora Cunha.
A prova terá um percurso com 10 quilómetros de distância (duas voltas a um percurso de 5.000 metros), com partida e chegada junto à Escola Secundária de Lousada.
Aurora Cunha, ex-atleta do FC do Porto, que se evidenciou no corta-mato e meio-fundo, realçou o trabalho que a Câmara do Lousada tem vindo a fazer em prol do desporto e da corrida, em particular, sustentando que a S. Silvestre de Lousada é já uma referência quer no concelho quer na região.
“Lousada está na moda. Já tive oportunidade de felicitar o trabalho do vereador do Desporto pelo trabalho que tem vindo a realizar em prol do desporto. A corrida está na moda e Lousada tem-se assumido como uma referência no atletismo e tem excelentes condições para promover a corrida e este tipo de competições”, disse, não avançando se vai em definitivo correr nesta corrida.
“O meu trabalho passa muito mais por estar presente, incentivar à prática do desporto e partilhar este momento com os demais atletas e as pessoas que se deslocarem a Lousada no dia 28”, acrescentou.
Falando da prática do atletismo, Aurora Cunha alertou, que apesar dos benefícios da corrida é fundamental para quem a pratica tomar precauções, ir ao médico de família antes de iniciar a corrida sob pena de sofrer lesões e outras consequências.
Questionada sobre a importância do desporto escolar, a ex-atleta manifestou estar preocupada com o desinvestimento que existe nesta área, sendo fundamental apoiar o desporto escolar como pilar fundamental da formação dos jovens.
O presidente da Ladec, Joaquim Gonçalves mostrou-se expectante que a corrida de S. Silvestre possa colocar definitivamente Lousada no mapa das corridas de S. Silvestre que acontecem por esta altura, em vários pontos do país.
“Esta é uma prova já com tradições que conta com o apoio da autarquia que tem sido um parceiro fundamental, mas, também, com o contributo inestimável da Aurora Cunha, uma atleta com provas dadas que vai seguramente dar visibilidade à competição”, disse.
O vereador do Desporto, António Augusto, destacou que Lousada é cada vez mais um ponto referência na corrida, um espaço procurado por inúmeros atletas que se deslocam a Lousada seja para treinar ou participar nas várias competições.
O autarca aludiu, também, às condições que existem na vila para a prática desta competição, assumindo que a autarquia tem feito um investimento com os demais parceiros no se tido de fazer desta prova uma das mais aguardadas pelos atletas e pelo público, em geral.