A cidade de Gandra, em Paredes, acolhe, nos dias 2 e 3 de Dezembro, a VI Mostra de Artesanato Cidade de Gandra, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Gandra. A organização prevê que o certame conte com cerca de 40 artesãos.
Segundo Lucinda Rocha, secretária do executivo da Junta de Freguesia de Gandra e responsável pelo serviço da Cultura, a mostra, além dos artesãos locais, irá contar com a presença de dois artesãos de Barcelos que vão executar trabalhos ao vivo.
Lucinda Rocha referiu que esta mostra dedica particular atenção aos produtos e artesanato de Gandra, mostrando-se confiante que a edição deste ano volte a ser um sucesso.
A responsável pelo serviço de cultura da Junta de Freguesia de Gandra avançou, também, que a mostra além de permitir aos expositores dar a conhecer os seus produtos e comercializá-los tem uma vertente social. A organização não cobra qualquer verba aos expositores que em troca ajudam a encher o baú, colocado na mostra, com alimentos que serão posteriormente entregues às famílias mais carenciadas da cidade. “É um trabalho que é feito em articulação com outras instituições e que permite às famílias mais carenciadas terem mais algum conforto nesta quadra natalícia”, disse.
Lucinda Rocha realçou, também, que integrada na VI Mostra de Artesanato Cidade de Gandra vai decorrer o I Concurso Mesas de Natal, iniciativa da responsabilidade do serviço da Cultura da Junta de Freguesia de Gandra direccionado exclusivamente a associações e colectividades da freguesia.
“Pretendemos apelar à criatividade de cada associação e colectividade e sensibilizar a comunidade educativa para a importância da partilha e da solidariedade”, disse.
Para além dos variadíssimos expositores, a mostra irá contar com um vasto programa de animação.