Cerca de 200 atletas participaram, no sábado, na III Corrida de São Silvestre de Lousada, que teve como ponto de partida e de chegada a Escola Secundária. A prova de 10 mil metros foi amadrinhada pela atleta olímpica Fernanda Ribeiro.
Na classificação geral, ficou em primeiro lugar, em masculinos, o atleta Miguel Borges, do Sport Lisboa e Benfica, seguido por Ricardo Pereira, da Associação Jardim da Serra, e Rui Muga, do Clube Académico de Mogadouro. A classificação feminina foi liderada por Silvana Dias, do Sport Lisboa e Benfica, tendo-se seguido Rosa Madureira, do F.C. de Penafiel, e Andreia Cunha, do Figueiredo`s Runners and Friends.
“Apesar do frio a S. Silvestre foi muito participada e foi notório o agrado dos atletas com a organização e com o percurso. Começam a estar reunidas as condições para que a prova possa crescer”, defendeu o vereador do Desporto, António Augusto Silva, no final do evento.
Esta é uma iniciativa promovida pela Lousada Associação de Eventos Culturais (LADEC) com o apoio da Câmara Municipal de Lousada.
No mesmo dia decorreu a Corrida São Silvestre da Pequenada que juntou cerca de 100 crianças e familiares no evento, refere nota de imprensa. A actividade teve como destinatários alunos do concelho, com idades compreendidas entre os três e os 10 anos e foram divididos em quatro escalões. Os três melhor classificados de cada categoria receberam prémios e houve animação.
Segundo António Augusto Silva, “esta iniciativa integrou-se num programa mais vasto de Mega Encontros, onde os mais novos são convidados a experimentar modalidades desportivas diversas. Desta vez foi o Atletismo, em Novembro tinha sido a Ginástica e, em Janeiro, serão o Ténis de Mesa e o Basquetebol”.
“Acreditamos que esta é uma boa idade para criar hábitos de actividade física que perduraram para toda a vida”, defendeu.