De 22, a 24 de setembro, a entrada nos Centros de Interpretação do Românico e da Escultura Românica da região é gratuito, uma iniciativa que se insere no âmbito das Jornadas Europeias do Património, à qual a Rota do Românico se volta a associar.
Este ano, as comemorações estão subordinadas ao tema Património Vivo, e vão ser dinamizadas com diversas atividades, entre exposições, visitas, projeção multimédia temática e um encontro intergeracional.
O Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel, acolhe a exposição temporária de fotografia “Estendal de Memórias”, bem como a projeção multimédia “Cuidadores do Património da Rota do Românico”.
No Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, para além da possibilidade de (re)descoberta da exposição permanente, poderá ainda apreciar os últimos dias da exposição itinerante “Rota do Românico, uma experiência fundada na História”, refere a Rota, em comunicado.
Na sexta-feira, 22, a Rota do Românico promove um encontro intergeracional entre alunos da Escola Básica 2, 3 de Paços de Ferreira e o Cuidador do Património do Mosteiro de São Pedro de Ferreira, José Gomes.
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.