O Centro de Interpretação do Românico (CIR), em Lousada, venceu, nas últimas semanas, dois importantes prémios internacionais nas áreas da arquitectura e do design: o MUSE Design Awards, na categoria Design de Arquitectura, e o A’ Design Award & Competition, na categoria Arquitectura, Construção e Estrutura.
Segundo a Rota do Românico o espaço, agora encerrado devido à pandemia COVID-19, recebeu, em 2019, mais de nove mil visitantes.
Recorde-se que o Centro de Interpretação do Românico, localizado em Lousada, abriu ao público no dia 27 de Setembro de 2018. “O projecto expositivo deste grande equipamento de divulgação do património histórico-cultural distingue-se pelo arrojo da sua arquitectura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interactivas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos”, diz a Rota do Românico. O edifício quer ser um ponto de partida para a viagem de descoberta dos 58 monumentos que integram a Rota, distribuídos por 12 concelhos.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.