O Centro de Informação da Rota do Românico de Paredes vai acolher algumas actividades lúdicas e pedagógicas para públicos de todas as idades, em colaboração com o serviço Educativo da Rota do Românico.
Aprender a “pintar um fresco” e reproduzir “siglas em argila” que se faziam na Idade Média são as primeiras actividades proporcionadas aos participantes, a 27 e 30 de Março.
No dia 27, decorre a actividade “Vamos ser Fresquista por um dia”, das 16h00 às 17h00, nas Quartas Românicas. “Os Fresquistas foram pintores desde da idade média. Usavam a técnica de pintura mural sobre uma camada humedecida, para representar figuras e cenas bíblicas, com cores diversas como o vermelho, o azul, o verde, o dourado, o ocre, que davam vida ao interior das igrejas, neste caso, românicas”, descreve a Rota do Românico. O preço por participante é de dois euros.
Já no âmbito dos Sábados Românicos realiza-se, no dia 30, das 15h00 às 16h00, a actividade “Construção de Siglas”. “Siglas eram as marcas ou sinais do canteiro (homem que aparelhava o bloco de pedra para as construções) feitas nos blocos de pedra, que lhes permitia receber um salário ao fim do dia. Era a forma de conhecer o trabalho de cada um e quanto produziam”, explica a mesma entidade. A participação custa também dois euros.
Os interessados devem efectuar a inscrição prévia, na Biblioteca de Paredes ou na Rota do Românico.