O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa promove, segunda-feira, no âmbito do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla (EM), que se assinalou a 4 de Dezembro, um encontro sobre esclerose múltipla.
Segundo fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, este encontro é organizado pelo Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa tem como tema principal “Direitos, questões jurídicas e sociais da pessoa com EM”.
Em debate vão estar, também, temas como “Atestado Médico de Incapacidade Multiusos”, “Direitos e Benefícios sociais”, “Prestação Social para a Inclusão (PSI)” e “Protecção Especial na Invalidez”.
Celena Veloso, assistente social da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) será a oradora convidada.
O II Encontro sobre a Esclerose Múltipla mantêm aposta de juntar profissionais e utentes na partilha de experiências.
A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.
O que é a Esclerose Múltipla?
Segundo a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, a esclerose múltipla (EM) é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afeta com maior incidência as mulheres do que os homens.
Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).
A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico poderá demorar anos a acontecer.