O reforço de profissionais médicos, de enfermagem e assistentes operacionais, permitiu ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) melhorar a oferta de cuidados de saúde à população, realizando mais consultas, cirurgias e visitas ao domicilio.
Segundo nota de imprensa do CHTS, entre Janeiro e 2016 e Janeiro de 2017 foram realizadas 27.565 consultas na Consulta Externa, num crescimento 8%, mais 2.012 consultas que no ano passado. “813 são novas consultas (aumento de 9%) o que é um indicador que evidencia o acesso de novos e mais doentes às consultas de especialidade”, defende o centro hospitalar.
Já ao nível cirúrgico, o CHTS aumentou a actividade programada realizada em contexto de cirurgia de ambulatório e o número de doentes intervencionados (14,1%,) e diminuiu as cirurgias urgentes, com a realização de mais 1615 intervenções cirúrgicas face ao período homólogo.
Os profissionais realizaram também mais 602 visitas domiciliárias, não médicas, que no ano passado: mais 11,3%. “Em termos de internamento houve igualmente um crescimento acentuado na ordem dos quase 18% no número de doentes saídos, com uma variação positiva de 301 doentes”, refere o CHTS. Por outro lado, no Serviço de Urgência verificaram-se menos 1.171 atendimentos.
“Estes resultados só são possíveis graças ao forte empenho e dedicação dos nossos profissionais, bem como ao reforço de equipas que tem sido uma prioridade da administração. Não nos podemos esquecer que as duas unidades que constituem o CHTS, Hospital Padre Américo em Penafiel e o novo Hospital de Amarante prestam cuidados de saúde a mais de 520.000 pessoas”, sustenta Carlos Alberto, presidente do conselho de administração do CHTS, citado em nota de imprensa.