O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) é o primeiro centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde a assumir o desafio da certificação total pelo modelo ACSA, um sistema de certificação adoptado pela Direcção-Geral da Saúde baseado num processo através do qual se verifica e reconhece de que forma os cuidados de saúde prestados aos cidadãos estão de acordo com os padrões de qualidade nacionais e internacionais, informa nota de imprensa.

“Foi dado o pontapé de saída no processo que queremos levar por diante. O futuro deste centro hospitalar passa pelo reconhecimento do empenho de todos os profissionais e pela vontade de melhoria contínua na prestação de cuidados de saúde”, referiu Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, durante a sessão de apresentação oficial aos colaboradores deste modelo.

Já José Ribeiro, enfermeiro director do CHTS e coordenador do processo de acreditação, classificou este processo como “transversal”. “O planeamento estratégico deve ser olhado para além dos objectivos e indicadores. A melhoria dos cuidados prestados aos nossos doentes passa pela satisfação dos doentes”, afirmou.

 

O processo de acreditação baseado no modelo ACSA da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía procura evidenciar o papel o doente/utente colocando-o no centro do sistema, respeitando todas as suas expectativas, direitos e necessidades. Intervém em áreas como o acesso, a prática clínica, a segurança e qualidade, a organização e gestão e a capacidade formativa de investigação.

 

Segundo o CHTS, recentemente foram avaliadas por entidades externas os serviços de Imunohemoterapia e Esterilização e a Triagem de Manchester, “estando todos a cumprir integralmente os requisitos que garantem uma prestação de serviços aos utentes com mais eficácia, maior satisfação dos doentes e diminuição das complicações”. O Serviço de Instalações e Equipamentos encontra-se também em fase de arranque para o processo de melhoria e certificação, adianta nota de imprensa.