Valongo inaugura, este domingo, o primeiro Centro de Trail Running da Área Metropolitana do Porto e o único do país preparado para utilização nocturna.
“O Centro de Trail Running de Valongo terá como centro nevrálgico o Parque da Cidade de Valongo, local que dá acesso ao Corredor Ecológico e às Serras de Santa Justa e Pias que integram o Parque das Serras do Porto. Nesta infra-estrutura, os praticantes de trail terão acesso a balneários e outras estruturas de apoio capazes de proporcionar as melhores condições de segurança e conforto possíveis numa corrida de montanha”, promete a Câmara Municipal de Valongo.
Segundo a mesma fonte, a rede de percursos totaliza 90 quilómetros de trilhos, com quatro percursos homologados pela Associação Portuguesa de Trail Running.
Há percursos de nível de dificuldade mais fácil, como o Trilho do Rio Ferreira, com 10 quilómetros de extensão e o Trilho de Santa Justa, com 12 quilómetros. Depois há o Trilho do Paleozóico, com dificuldade média e 23 quilómetros de extensão, e Trilho do Vale Longo, com 45 quilómetros, que percorre quatro freguesias e é de elevada dificuldade.
O Centro de Trail Running é inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, no dia 18, pelas 11h00.
Após a inauguração será realizada uma caminhada pelos percursos de trail. No mesmo dia, estarão a decorrer as várias provas dos Trilhos do Paleozoico, com centenas de atletas. trata-se da primeira competição de 2018 a integrar o Circuito Trilhos de Valongo.
“Juntamente com o Centro de BTT de Valongo, que inauguramos em Agosto de 2017, disponibilizamos agora duas infra-estruturas que em muito vão contribuir para a dinamização das Serras do Porto e para o desenvolvimento do desporto ‘outdoor’ na Área Metropolitana”, defende José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.