A Câmara Municipal de Valongo anunciou que vai ampliar o Centro de Interpretação Ambiental (CIA), localizado na Serra de Santa Justa, “numa das principais portas de entrada do Parque das Serras do Porto”.
Segundo nota, “além da ampliação da actual sala de exposições do edifício, as obras incluem a criação de uma área exterior com uma pérgula de ensombramento, maximizando assim o espaço disponível para as actividades educativas e lúdicas no exterior do CIA”.
A intervenção inclui ainda a reabilitação do sistema de impermeabilização e do isolamento da cobertura e dos revestimentos degradados no interior e no exterior do edifício.
A empreitada foi adjudicada por cerca de 199 mil euros (+ IVA) e tem um prazo de prazo de execução de 120 dias.
“Este edifício vai passar a ter melhores condições não só para receber visitantes, mas também para acolher uma parte do espólio do Museu Municipal de Valongo. A nossa intenção é criar um novo núcleo museológico relacionado com as trilobites e outros vestígios da Era Paleozoica e também com a actividade mineira aurífera da Época Romana, um património ímpar que importa preservar e divulgar”, refere o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota municipal.