Depois de uma movimentação de 2,5 milhões de metros cúbitos de terra começou na sexta-feira, a construção, em Alfena, do futuro Centro de Distribuição Logístico do Grupo Jerónimo Martins. José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, e Luís Araújo, director-geral do Pingo Doce, colocaram a primeira pedra do empreendimento, cujo investimento geral ronda os 50 milhões de euros.
O novo Centro de Distribuição Logístico deverá entrar em funcionamento “no decorrer do próximo ano” e terá um grande armazém com 105 mil metros quadrados de extensão, com a possibilidade de expansão, posteriormente, em mais oito mil metros quadrados. Ao lado terá um armazém de paletes com quatro mil metros quadrados e um pavilhão de três pisos, onde serão instalados balneários e vestiários, bem como restaurante e cafetaria e, finalmente, gabinetes.
Centro de Distribuição terá creche para filhos de funcionários
Para além desta área de trabalho, o Grupo Jerónimo Martins vai providenciar a construção de uma creche para os filhos dos funcionários, com capacidade para receber até 60 ou 70 crianças. Haverá também um parque de estacionamento, um posto de abastecimento e uma zona de lavagem para os camiões de distribuição. No futuro, poderá haver a construção de mais instalações no terreno remanescente, sendo que falta ainda a escritura de uma parcela de terreno que está ainda com o proprietário, neste caso um fundo imobiliário.
“Marco fundamental do modelo futuro da operação logística”
Luís Araújo, director-geral do Pingo Doce, realçou a importância deste investimento que está agora a ser concretizado no concelho de Valongo, classificando-o como “um marco fundamental do modelo futuro da operação logística” do Grupo Jerónimo Martins. O responsável destacou ainda os “ganhos de eficiência muito importantes” que serão possíveis atingir. “O investimento há-de dar um contributo importante à dinamização da economia local”, disse, salientando a criação de emprego directo e garantindo da parte do Grupo Jerónimo Martins a “vontade de continuar a acreditar no nosso País”.
Investimento “marca muito o território”
O presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, destacou o facto de se tratar do “maior investimento da história do concelho”, mas também o maior investimento que está a ser feito actualmente na zona Norte. “Depois de tanto trabalho e empenhamento do município e da empresa para agarrar este investimento, temos de estar satisfeitos”, disse, salientando que “um investimento destes marca muito o território”, enaltecendo a criação de 300 postos de trabalho directos. “É o que se chama dar esperança às pessoas. É fazer política social, educativa”, acrescentou. O autarca aproveitou ainda para destacar o investimento que o Grupo Jerónimo Martins fará na requalificação da Estrada Municipal 606, na ligação a Sobrado, mas também à cidade de Alfena. O investimento que está a ser realizado, concluiu, conjuga-se com a promoção do território que o município tem feito com a divulgação das suas marcas identitárias.