A central fotovoltaica, instalada no Parque Aventura da Lipor, em Ermesinde, para produção de electricidade, garante actualmente a sustentabilidade financeira do sistema e a contribuição para os objectivos fixados na Estratégia Nacional para a Energia 2020.
Segundo anunciou o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, desde a entrada em funcionamento, no início de Junho de 2013, a central produziu mais de 1 milhão de kWh de electricidade. Em três anos de operacionalidade corresponde a cerca de 470 toneladas de CO2 de emissões evitadas. Conforme nota de imprensa, a estimativa efectuada aponta para um valor de emissões evitadas, de CO2, na ordem das 174 toneladas de CO2 equivalente por ano.
Este projecto de energias renováveis compreende uma central de minigeração baseada na tecnologia fotovoltaica, que maximiza o aproveitamento da energia solar para a produção descentralizada de energia eléctrica. É uma central composta por 1200 painéis fotovoltaicos, instalados numa área total de 4800 metros quadrados.
Trata-se de um projecto em que a Lipor pretende ser um referencial de boas e melhores práticas na região e no país. A implantação das infraestruturas iniciou em meados de Novembro de 2012 e finalizou em Maio de 2013. O investimento total projectado foi de aproximadamente 500 mil euros.