A aldeia de Figueira, em Penafiel, foi palco de mais um “Há Festa na Aldeia”. O evento cultural ficou marcado pela encenação do “Auto dos Reis Magos”, interpretado por 75 habitantes da aldeia e que contou com centenas de pessoas a assistir. Decorreu ainda uma feira com produtos locais, artesanato, iguarias tradicionais e música tradicional portuguesa.
A organização esteve a cargo da população local, em parceria com a ADER-SOUSA, Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa, e com a colaboração da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia de Lagares e Figueira.
A encenação retratou a história da viagem dos Reis Magos a Belém, na Idade Média, para visitar Jesus. No percurso, perdidos, encontraram o castelo do Rei Herodes, a quem prometeram contar, no regresso, como foi a visita a Jesus. A peça terminou com todos a cantar, junto ao presépio.
“A comunidade de Figueira está de parabéns por ter proporcionado um ambiente fantástico às suas gentes e a quem os visitou. Quero enaltecer o forte envolvimento da comunidade local na preparação e dinamização deste evento cultural, a história dos Reis Magos, um episódio de cariz religioso enraizado nas nossas tradições”, disse o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa.