Ontem, dia em que se assinalava o Dia Mundial dos Rios, centenas de pessoas manifestaram-se contra a poluição existentes nos rios Ferreira e Sousa, que atravessam vários concelhos da região.
Em Lordelo, mais de 150 pessoas de vários concelhos juntaram-se numa vigília, com roupas pretas, máscaras e velas, e percorreram as margens do Rio Ferreira para voltar a chamar a atenção para os maus cheiros e poluição provocados pelas obras em curso da nova ETAR de Arreigada, em Paços de Ferreira, que têm transformado o rio num “esgoto a céu aberto”. A plataforma Mataram o Rio Ferreira quis consciencializar as autoridades competentes e apelar à preservação do rio mal terminem as obras, em Outubro.
Em Penafiel, cerca de uma centena de pessoas marchou pelo centro da cidade pedindo a despoluição do Rio Sousa. A iniciativa foi organizada pelo Movimento pelo Rio Sousa, ao qual se associaram várias forças partidárias.
Recorde-se que, ontem, as câmaras municipais de Felgueiras, Lousada, Paredes e Penafiel assinaram um memorando de entendimento que prevê dez medidas para preservar o Rio Sousa.