Dar seguimento a uma candidatura para adquirir duas novas viaturas, solicitar à Câmara Municipal de Paredes o cumprimento da promessa de criação do Posto Avançado dos Bombeiros Voluntários de Cete, em Recarei, e estabilizar as finanças da corporação são os principais objectivos de Celso Moreira, eleito, este fim-de-semana, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cete.
O novo dirigente já integrava a anterior direcção e quer continuar o trabalho iniciado.
Celso Moreira era vogal e responsável pelas instalações, máquinas e ferramentas na direcção de Paulo Ferreira, que optou por não se recandidatar. “Fui abordado pelo corpo de Bombeiros para me candidatar a presidente, porque, e segundo eles, eu tinha perfil para isso e eles tinham plena confiança em mim”, justifica.
Aos 60 anos, o reformado natural de Parada de Todeia promete dar continuidade a vários projectos em curso e salienta que o trabalho realizado na anterior direcção foi “excelente”. Entre as medidas mais imediatas estão o seguimento de uma candidatura já apresentada para aquisição de duas viaturas, de combate a incêndio e de socorro, orçadas em 195 mil euros. “Este valor será comparticipado em 85% pelo Portugal 2020, e os restantes 15% pela Associação dos Bombeiros de Cete”, explica. Por outro lado, vai recordar a Câmara da promessa de criação do Posto Avançado dos Bombeiros Voluntários de Cete em Recarei, um investimento de mais de 110 mil euros que vai permitir acorrer mais rapidamente aos incêndios florestais naquela zona do concelho. Por fim, quer dar sustentabilidade financeira à instituição, contendo ainda mais os custos e rentabilizando recursos. “A situação está difícil mas está controlada”, garante Celso Moreira.
Até ao fim do mandato, em 2017, quer ainda diminuir ainda mais a factura da electricidade; concluir o Café Bombeiro; angariar novos associados; criar uma comissão de apoio para auxiliar a melhorar os Estatutos; apresentar ideias para a ocupação do terreno dos Bombeiros e concluir as obras em curso.