Os eleitos do CDS-PP apresentaram, na Assembleia Municipal de Valongo, uma proposta de recomendação pedindo à câmara que adopte algumas medidas de “velhice activa” no concelho.
Entre as ideias levantadas estão a criação de zonas de jogos e de convívio (xadrez, cartas, damas, malhas, etc.), nos principais espaços verdes da cidade, promovendo o envelhecimento activo, o estímulo neurológico e a boa saúde mental dos valonguenses e a criação de uma rede de apoio a estas actividades, em conjunto com as juntas de freguesia, bibliotecas e instituições de cariz social. O CDS-PP propõe ainda a criação do Dia Municipal do Idoso no concelho.
O documento apresentado pelo grupo municipal do partido explica que as sociedades estão a ficar cada vez mais envelhecidas, sendo este um dos problemas do país. Dados do Eurostat apontam que em 2050 três em cada 10 residentes em Portugal terão 65 anos ou mais.
O envelhecimento, salienta o CDS-PP, acentua os riscos da vulnerabilidade do estado de saúde, do isolamento social e da solidão, da dependência física e mental e económica.
Perante os estudos que apontam a importância dos jogos na manutenção do bom estado da mente e da criação de laços de convívio. Além de ajudarem a preservar a memória ajudam na redução da depressão e do stress nos idosos.