De 12 a 14 de Julho, o Castro de Mozinho, em Penafiel, irá receber o “Festival Moura Encantada”, que reúne música, teatro, dança, artes circenses, jogos tradicionais, workshops, feira de artesanato e uma praça de alimentação.
O festival, inserido na programação “Sentir o Verão”, começa na sexta-feira, às 19h00 e terá animação musical dos grupos “Lôa Trovadoresca” e “Malatitsch”. Às 21h00 vai haver teatro protagonizado pelo Grupo de Teatro Diamante de Oldrões, às 22h30 animação equestre e às 23h30 a encenação da queimada galega.
No dia seguinte, o recinto abre às 10h00 e contará com vários momentos musicais, durante todo o dia, por parte dos grupos “Lôa Trovadoresca”, “Trupe «Os Al’meidas»” e
“Malatitsch”. Às 15h30, será apresentado o novo roteiro do Castro de Monte Mozinho, seguido da conferência “A arquitectura como instrumento de compreensão, consolidação e valorização da ruína – o caso de Monte Mozinho, Penafiel”. Mais tarde, pelas 18h00, realizar-se-á um o workshop “Produção Cerveja como a Nortada”. O dia terminará com animação equestre, às 21h00 e com a encenação da queimada galega, pelas 23h30.
No domingo, a abertura ao público será novamente a partir das 10h00 e a música estará a cargo dos “Trupe «Os Al’meidas»” e “Malatitsch”.
Durante o fim-de-semana serão promovidas visitas guiadas ao Castro de Monte Mozinho das 11h30 às 17h00.
Esta será a segunda edição deste evento de entrada gratuita que pretende dar maior visibilidade ao Castro e à zona envolvente, nomeadamente o parque de merendas, segundo refere a autarquia em comunicado.
A organização é do município de Penafiel e Juntas de Freguesia de Galegos e Oldrões, com o envolvimento das associações locais.