Casos em Lousada aumentam “entre os mais jovens e não vacinados”

Vereador da Saúde diz que não há casos graves em termos de internamento hospitalar. Adianta ainda que o município vai contratar enfermeiros para auxiliar no reforço vacinal em Lousada

0

O número de casos em Lousada “tem vindo a aumentar, nomeadamente entre os mais jovens e não vacinados”, informou hoje o vereador da Saúde da Câmara de Lousada depois de uma reunião com a Autoridade de Saúde Local, “onde se efectuou o ponto de situação face ao contágio por Covid-19.

“Apesar de não haver casos graves em termos de internamento hospitalar, é necessário fazermos um esforço conjunto para conter esta progressão, que tem tido grande dispersão em contextos festivos e familiares”, apela Nelson Oliveira, lembrando que apelo idêntico já foi feito pelas autoridades de saúde quando a ajuntamentos. “Se continuarmos a sentir este aumento, para além das consequências para a saúde, a actividade económica poderá ser afectada tal como já acontece com outros concelhos do país, face ao encerramento antecipado de lojas, cafés, restaurantes, etc. Não queremos que isso aconteça!”, salienta o autarca, pedidno prevenção e uso de máscara.

Dado o volume de pessoas que deverão ser vacinadas nas próximas semanas, o vereador pede, em nome do Agrupamento de Centros de Saúde, compreensão caso se formem filas. “Tudo iremos fazer para que isto não aconteça, mas não controlamos a situação face às convocatórias em massa e centralizadas nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Este é um esforço conjunto que tem corrido bastante bem, mas solicitamos a maior compreensão para com os profissionais de saúde e municipais que tudo estão a fazer para prestar auxílio à nossa população. Para além disso, vamos promover em colaboração com a Autoridade de Saúde e Agrupamento de Centros de Saúde um reforço ainda maior na vacinação, com o alargamento de horários ao longo do dia e até possivelmente com vacinação ao domingo. Para esta tarefa, vamos investir e contratar enfermeiros para auxiliar neste reforço vacinal em Lousada e tudo iremos fazer para conseguirmos vacinar o máximo de pessoas”, adianta Nelson Oliveira.