Um casal percorreu 1.800 quilómetros de bicicleta, entre a vila de S. Amour, em França, e a cidade de Paços de Ferreira, para ajudar Rita Santos, uma menina pacense, natural de Meixomil, que sofre de osteogénese imperfeita, mais conhecida como a doença dos “ossos de vidro”.
Pelo caminho, Jean-Bernard Ribeiro, luso-descendente, filho de emigrantes de Lamoso e de Figueiró, e a esposa, Laurence Guillot, promoveram várias campanhas de sensibilização sobre esta doença rara que afecta cerca de 600 pessoas em Portugal.
Segundo a autarquia, foi constituída, em França, a associação “Move Toi! Pour la M.O.V.”, com o objectivo de angariar apoios para a luta contra uma doença que incapacita o doente e exige cuidados extremos e constantes.
A partida tinha acontecido a 27 de Abril e a chegada foi este domingo. O casal foi recebido em frente à câmara de Paços de Ferreira e já tinha sido acompanhado por uma comitiva de ciclistas desde Figueiró.
A viagem de 31 dias permitiu angariar 10 euros por quilómetro e ainda várias camisolas e bolas autografadas que vão ser leiloadas, adianta o JN.