Um casal de idosos, de cerca de 70 anos, foi ontem abordado, em Sobrosa, por dois homens que pretendiam trocar notas de 20 e 50 euros.
Os autores da tentativa de burla, que se identificaram como sendo directores da Obra de Assistência Social da Freguesia de Sobrosa, acabaram por ir embora sem consumar os seus intentos face à relutância dos seniores.
O alerta foi lançado pela instituição na sua página da rede social Facebook, apelando à população para estar alerta.
Segundo Américo Castro, presidente da Junta de Freguesia de Sobrosa e da Obra Social (por inerência do cargo), conta que o casal o contactou, ontem, depois de ter sido abordado por dois indivíduos numa carrinha azul.
Sem nunca saírem do carro os homens “disseram que eram da Obra Social e começaram a fazer perguntas sobre o estado de saúde e sobre a reforma” dos seniores. “Chegaram a dizer que agora eles iam receber mais 10 euros de reforma por mês para criar conversa”, refere o responsável pela instituição.
Os alegados burlões terão então dito que as notas de 50 e de 20 euros iam deixar de circular. “Chegaram a puxar por notas para mostrar, mas o casal disse que não tinha nenhuma. Logo que falaram em dinheiro os seniores ficaram alerta porque estão fartos de ouvir estas histórias”, explica Américo Castro. Os homens foram então embora.
“Como eles mal os viram porque não saíram da viatura e não viram a matrícula nem o modelo do carro acabou por não se chamar a GNR, mas lançamos o alerta para a população estar atenta”, refere o também autarca.
“Não há ninguém da Obra a trocar notas”, salienta.