O dia da elevação de Valongo a concelho será assinalado no dia 29 de novembro, com várias iniciativas. Destaca-se a inauguração da Casa-Museu Dias de Oliveira e o lançamento do livro “Valongo – Desde 1836 a Caminhar para o Futuro | Comemorações dos 180 Anos”.
“Um ano de comemorações dos 180 Anos (de 29 de Novembro de 2016 a 29 de Novembro de 2017) resultaram numa multiplicidade de iniciativas, em que a nossa comunidade se assumiu como um exemplo no interesse e na efusiva participação demonstrados. Por isso mesmo, este ano pretendemos assinalar esta data com uma apresentação da riqueza cultural de que se revestiu esse período marcante, bem como com a promoção de outras actividades de inegável importância histórica”, adianta José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, citado em nota de imprensa.
As cerimónias públicas começam às 21h30, na Casa-Museu Dias de Oliveira, localizada na zona antiga de Valongo, “onde em tempos habitou este ilustre valonguense cuja influência junto da rainha D. Maria II viria a contribuir decisivamente para que Valongo fosse elevado à categoria de concelho”, recorda o município. Além da exposição biográfica sobre Dias de Oliveira, que ficará patente em permanência, será também inaugurada exposição “Negro-Azul”, de Domingos Loureiro, a primeira iniciativa temporária a ser acolhida por este novo espaço cultural do Município de Valongo.
As comemorações prosseguem no Museu Municipal de Valongo com a apresentação da recriação histórica “Primeira reunião da vereação de 3 de Março de 1837”, pelos Cabeças no Ar e Pés na Terra – Associação Cultural e com o lançamento do livro “Valongo – Desde 1836 a Caminhar para o Futuro | Comemorações dos 180 Anos”.