A pandemia COVID-19 condicionou as comemorações do 39.º aniversário da Casa do Pessoal Padre Américo – Vale do Sousa. Ainda assim, foi feita uma sessão simbólica no Hospital Padre Américo, com a tradicional entrega das lembranças aos profissionais que completaram 25 anos de associativismo na Casa do Pessoal e a homenagem aos associados e antigos directores entretanto falecidos. Foram ainda entregues os prémios “Gratidão”.
“Temos vivido um tempo difícil, insólito, sofrível, inimaginável, no qual, de uma forma global, ficámos privados de confraternizar, de reunir, de conviver, de cumprimentar… Com o sentido de abnegação que caracteriza os profissionais e com o sentido de missão que vem mais facilmente acima nestas alturas de adversidade, ninguém se furtou ao dever de ajudar quem precisa e entre sorrisos, choros, inquietações, dúvidas, alegrias, quebras de ânimo e novos levantamentos, podemos dizer que o resultado conseguido foi francamente positivo”, sustenta o presidente da direcção da Casa do Pessoal, Fernando Vieira, citado em nota de imprensa, que elogia o papel dos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
Como gesto de reconhecimento, a Casa do Pessoal atribuiu o prémio “Gratidão”, em especial a cada uma das Unidades Equipas Linha COVID.
Entre as actividades dos últimos meses, destaque para a iniciativa solidária junto da comunidade que permitiu adquirir bens alimentares e equipamentos de protecção individual junto dos profissionais Unidades Equipas Linha COVID19. “Com a colaboração de empresas, sociedade civil e concessionária do bar do Pessoal, foram servidas pela Casa do Pessoal 8.782 refeições (32.369 artigos alimentares)”, diz nota de imprensa, que agradece o gesto das muitas empresas, associações, particulares e até de autarquias, que doaram estes bens.
A instituição entregou ainda 2.000 máscaras sociais aos associados.
A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, é uma associação sem fins lucrativos, fundada a 26 de Maio de 1981. Tem por objectivos centrais o proporcionar aos seus associados benefícios de ordem social, cultural e recreativa, entre outros, a fomentar e manter laços de solidariedade entre os seus membros; organizar a Festa de Natal destinada aos filhos dos seus associados e a Ceia de Natal aos associados; garantir o funcionamento do bar do pessoal, no âmbito para fornecimento de serviços de cafetaria aos associados e a constituir, entre outros, meios necessários para assistência materno-infantil e pré-escolar aos filhos dos associados.
A instituição tem 1.466 associados, sendo 1.011 sócios activos, sob a quotização mensal de 1,50 euros, e 455 sócios aposentados.