Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

O Grupo de Teatro de Novelas (GTN – Teatro por Paixão) e a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa dinamizam, em colaboração mútua, um projecto de itinerância cultural, com uma viagem que contempla alguns dos concelhos da região do Tâmega e Sousa.

Segundo a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo, o programa arrancou no dia 1 de Fevereiro, no Auditório Fernando Leal (antigo salão da Junta de Freguesia de Novelas) e sede do “GTN – Teatro por Paixão”, com a apresentação do espectáculo de teatro de revista “Zé, abre a pestana”, em homenagem aos 250 anos da elevação de Penafiel a cidade, numa iniciativa que contou com a presença de 150 participantes e com o apoio da Junta de Freguesia de Penafiel, que esteve representada pelo seu executivo.

O programa de itinerância cultural prossegue em Vila Meã, concelho de Amarante, no próximo dia 15 de Fevereiro, sábado, pelas 21 horas, no Cine-Teatro Raimundo Magalhães.

Citado em comunicado, Fernando Vieira, presidente da direcção da Casa do Pessoal realçou que o objectivo desta actividade passa por levar à comunidade associativa, os seus familiares e as próprias populações dos concelhos da área de influência do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, um espectáculo de teatro que, em termos gerais, se transforma num encontro intergeracional.

Fotografia: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo

O  presidente da direcção da Casa do Pessoal referiu que o programa permite que muitos dos associados e seus familiares tenham a possibilidade de assistir a esta oferta cultural.

Refira-se que estreada em Dezembro último, a revista “Zé, abre a pestana” praticamente esgotou a sessão inicial de apresentação deste projecto, em Novelas, Penafiel. Trata-se de um espectáculo que reúne textos e canções da autoria do próprio “GTN – Teatro por Paixão”.

“A peça de teatro: “Zé, abre a pestana”é uma revista original onde expõe um olhar crítico ao Portugal dos nossos dias. Um espectáculo composto por 16 quadros falados e musicais. Esta revista é essencialmente uma crítica, cujos ingredientes principais são o humor e a paródia, a certos aspectos do quotidiano deste país e às suas gentes. Se a arte consegue mudar mentalidades e consciencializar esta revista não é excepção disso. Figuras carismáticas como Bocage, o Zé Povo e a velha Varina marcarão presença nesta Fabulosa Revista à Portuguesa. Esta Revista promete fazer rir e dar que pensar”.

Depois de mais de duas décadas sob a direcção artística de Fernando Leal, entretanto falecido, o “GTN – Teatro por Paixão” assumiu, como um dos seus desígnios prioritários, recuperar este património único, trazendo à cena a referência do seu grande inspirador.