‘Brancas memórias’ é a peça que a companhia Astro Fingido vai estrear no próximo sábado, 29 de Janeiro, às 21h30, na Casa da Cultura de Paredes.
À pergunta ‘quem se lembra de nós’, as três mulheres que sobem ao palco falam de gente habituada a trabalhar diariamente com a memória, como sejam actores, mas conta também histórias de pessoas que lidaram, de perto, com a incapacidade de se lembrarem.
Testemunhos que foram recolhidos na primeira pessoa e que serviram de base a esta peça que pretende abordar as ‘doenças do esquecimento’, tão comuns nos dias de hoje e que, muitas vezes, “são escondidas porque são penosas”, mas é necessário falar sobre elas”, considera a companhia, em comunicado.
Este espectáculo vai servir para falar de um percurso, “tantas vezes solitário”, porque é de “perda e de ausência, mas também de amor”.
A questão que a Astro Fingido deixa no ar é “como é que nos relacionamos com alguém que se esqueceu de nós? Que se esqueceu mesmo de quem é?”. E quando se perde a memória, “o que resta afinal”.
Estas perguntas vão ser respondidas neste espectáculo que aspira ser “trágico, cómico e desempoeirado”. No final, vai restar a certeza de que “ser lembrado é permanecer vivo para alguém.
Depois de Paredes, ‘Brancas Memórias’ vai subir ao palco de Rebordosa, no dia 19 de Fevereiro, e de Louredo, no dia 12 de Março.
As marcações para assistir à peça podem ser feitas pelo número 255 780 446 ou pelo mail cultura@nullcm-paredes.pt.
A entrada é gratuita, mas requer marcação e apresentação de certificado digital.