Chama-se “Pinheiro Bike Bus” e é um projeto pioneiro que desafia comunidade escolar a “adotar padrões de mobilidade mais saudáveis e sustentáveis”. Assim, amanhã, quinta-feira, o Agrupamento de Escolas de Pinheiro, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e as Juntas de Freguesia de Oldrões, Valpedre, Canelas e Termas de S.Vicente, dão início a este projeto que pretende criar uma caravana de bicicletas com alunos, pais, professores, auxiliares de ação educativa e outras pessoas ligadas a esta instituição escolar.
Esta iniciativa pretende que o uso da bicicleta seja algo frequente, como forma de promover “o ciclismo enquanto modalidade desportiva” e contribuir para a “sustentabilidade ambiental e humanização das localidades. A ideia passa por “potenciar padrões de mobilidade mais seguros, saudáveis e empoderadores”, promovendo “o convívio e socialização entre a comunidade escolar”, explica a autarquia, em comunicado.
“Este é um projeto importante e promissor, ao qual o município não poderia ficar indiferente. Através dele, pretendemos trabalhar um conjunto de valências que vão ser uma mais-valia na vida das crianças”, porque aprendem “uma nova forma de mobilidade, mais amiga do ambiente e segura, ao mesmo tempo que praticam desporto e criam laços”, diz o vereador da Mobilidade da Câmara de Penafiel, Pedro Cepeda, citado em nota de imprensa.
A iniciativa surge no seguimento do projeto educativo “Uma escola que sonha é uma escola que vive”, associando-se à ‘Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Clicável 2020-2030’ e ao ‘Desporto Escolar sobre Rodas’, que lança o desafio à implementação de medidas de promoção do ciclismo nas escolas de Portugal.
Já o professor João Paulo Ferreira, dinamizador da ideia, acredita que “a escola é capaz de encurtar as assimetrias sociais e económicas entre as crianças, mas é também o local em que se constrói o futuro, mudando mentalidades e abrindo horizontes para estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis”.
Numa primeira fase, a atividade, que tem previsto o acompanhamento por parte da GNR, vai realizar-se sempre na última quinta feira de cada mês, com a caravana a ser liderada por professores, de manhã, no percurso para a escola e, ao final do dia, no percurso de regresso a casa.
A previsão é de que, no futuro, comece a ser mais regular, havendo ainda a vontade de “envolver e capacitar alunos do ensino especial para, daqui a uns meses, terem a possibilidade de se juntarem com bicicletas adaptadas”, conclui a nota.