Cerca de 2500 alunos, dos estabelecimentos do pré-escolar e 1º ciclo, assim como os da escola EBS Dr. Mário Fonseca, agora a cargo da autarquia, vão ter acesso a refeições saudáveis nas ementas escolares.
Os menus serão preparados com a colaboração de uma nutricionista e podem ser consultados pelos pais, através do Portal da Educação, incluindo os valores nutricionais e respectivas fichas técnicas de preparação”, explica a autarquia.
Muitos alunos do concelho “vão usufruir de ementas com peixe e carne, legumes, vegetais e fruta”, alimentos que vão servir de base às refeições servidas, especifica a Câmara.
DE 15 em 15 dias são servidas ementas alternativas e sustentáveis, com a finalidade de “dar a conhecer a implementação de uma dieta alimentar mais saudável”, sublinha a edilidade.
Existe ainda a possibilidade de opção diária entre a ementa regular ou vegetariana, mediante indicação prévia.
Além disso, mantém-se o lanche diário, oferecido pelo município, que será distribuído de manhã ou à tarde, ao qual se junta o leite escolar, para os alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo.
Acresce ainda, para as crianças que frequentam o prolongamento, um lanche extra. Continua a ser distribuída uma peça de fruta, duas vezes por semana, aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, que resulta de uma medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar.
O valor da refeição continua a ser de 1,46 euros, sendo que os alunos que têm escalão de abono de família 1 ou 2, beneficiam de isenção ou redução do pagamento.
De salientar que, as cantinas das escolas do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário continuam a ser concessionadas, uma vez que não estão abrangidas pelo protocolo de transferência de competências do Ministério da Educação para o município.