Foto: Câmara de Lousada

Estão abertas as candidaturas, de 13 de outubro a 12 de novembro, a mais uma edição do Fundo Lousada Sustentável, um projeto que incentiva a cultura científica e a participação das crianças e jovens nas questões da sustentabilidade. Destinado a estudantes, do primeiro ano do ensino básico até ao nível de mestrado, no ensino superior, residentes ou não em Lousada que devem apresentar projetos no âmbito da sustentabilidade, que tragam benefícios ambientais e sociais para o município, independentemente da escala.

Serão consideradas todas as ideias, mesmo aquelas que sejam aplicáveis apenas à escala de um jardim, rua ou bairro e podem ser apresentadas individualmente ou em grupo.

Vão ser premiadas as propostas mais originais, com maior utilidade pública e ambiental e com maior potencial de replicação, até a um máximo de dois prémios por nível de escolaridade, explica a autarquia.

Os prémios são monetários e dependem do nível de escolaridade dos estudantes, podendo ir dos 250 aos 1250 euros.

O júri é constituído por representantes da autarquia, de uma instituição de ensino superior e uma Organização Não Governamental, cujo âmbito de atuação seja a Educação Ambiental e a Conservação da Natureza.