Candidaturas para 80 estágios nas câmaras de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo já estão a decorrer

Para licenciados e pessoas com cursos tecnológicos de nível secundário ou cursos técnicos superiores profissionais em diversas áreas. Saiba quais

0

Já estão a decorrer as candidaturas à 2.ª fase da 6.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) nas câmaras municipais de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo. São cerca de 80 vagas para jovens desempregados até aos 30 anos, ou 35 se portadores de deficiência ou com incapacidade, detentores de licenciatura, de cursos técnicos superiores profissionais ou cursos tecnológicos de nível secundário.

Foto: Verdadeiro Olhar

Em Lousada são 22 os estágios a que os jovens se podem candidatar. Educação Física, Design Gráfico, Serviço Social, Psicologia (2 vagas), Educação Social, Animação Sócio-Cultural, Engenharia Civil, Protecção Civil, Segurança e Higiene no Trabalho, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Civil e Engenharia das Energias Renováveis são as áreas para quem for licenciado. Quem tiver um curso técnico superior profissional pode concorrer para as vagas de Serviço Familiar e Comunitário, Ambiente e Construção Civil. Já quem tiver um curso tecnológico de nível secundário tem oportunidades nas funções de Assistente de Arqueólogo, Construção Civil e Ambiente (2).

Foto: Verdadeiro Olhar

No caso de Paços de Ferreira, o município abriu 24 vagas para estágios. Os licenciados podem candidatar-se a vagas nas áreas de Solicitadoria, Contabilidade de Administração, Ciências da Nutrição, Ciências da Educação, Gestão de Actividades Turísticas, Comunicação e Multimédia/Design de Comunicação/Design e Multimédia, Educação Social (3), Serviço Social, Psicologia (4), Arquitectura, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia e Gestão Industrial, Ciências da Comunicação, Marketing Digital e Economia. Há ainda duas vagas para quem tem o curso profissional de Recepção (nível secundário) e para quem tem o curso técnico superior profissional de Técnico de Apoio Familiar e à Comunidade.

Foto: Verdadeiro Olhar

A Câmara de Paredes abriu três oportunidades de estágio, todas para quem tem licenciatura, nas áreas de Turismo ou Gestão de Hospitalidade, Administração Pública e Ciências da Comunicação.

Foto: DR

Para a autarquia de Penafiel, estão a decorrer candidaturas para estágios, também apenas para licenciados, nas áreas de Ciências da Nutrição, Turismo, Informática, Serviço Social, Sociologia, Contabilidade/Gestão/Administração Autárquica/Economia e Engenharia Florestal (2), num total de oito.

Foto: Verdadeiro Olhar

Em Valongo, são 23 os estágios. São para licenciados em Ciências da Nutrição, Ciências da Educação, Psicologia, Animação Sócio-Cultural (2), Turismo, Informação Turística e Eventos, Administração de Transportes Colectivos (Engenharia Civil, Planeamento e Gestão do Território, Tecnologias e Gestão Municipal, Gestão do Território, Geografia e Planeamento Regional, Geografia e Planeamento, Administração Pública e Políticas de Território), Engenharia Informática (4), Multimédia (2), Contabilidade (2), Protecção Civil, Geografia/Ciências Florestais e Agrícolas, Geologia, Engenharia do Ambiente, Geografia/Urbanismo e Ordenamento do Território/Geografia e Planeamento Regional, Planeamento de Transportes Colectivos (Engenharia Geográfica, Geografia, Engenharia Civil, Planeamento e Gestão do Território, Engenharia do Ambiente, Protecção Civil e Gestão do Território, Geografia e Planeamento Regional, Geografia e Planeamento) e em Engenharia Geográfica/Geografia.

Também há estágios na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e na Lipor

Também a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, que integra o município de Valongo, abriram vagas para estágios.

Na CIM do Tâmega e Sousa o aviso aponta três vagas para licenciados em Economia ou gestão e uma vaga para licenciados em Ciências da Comunicação, Direito, Engenharia Civil (área de Planeamento/Transportes), Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Geográfica, Engenharia Electrotécnica, Relações Internacionais e Turismo, Animação Turística ou similar. Para quem tem curso tecnológico de nível secundário há oportunidades na área da informática (1 vaga) e administrativa (2). No total serão recrutados 15 estagiários.

No caso da Lipor há seis estágios, todos para licenciados, um na área de Direito, outro na área da Contabilidade e quatro na área da Informática.

Para todos os casos as candidaturas decorrem até dez dias depois da publicação dos avisos, disponíveis aqui.

As remunerações variam de acordo com o nível formativo. Para licenciados são 719 euros, para cursos técnicos superiores 610 euros e para cursos profissionais de nível secundário 566 euros. Para todos acresce subsídio de alimentação (4,77 euros) e seguro.