A CCDR-N aprovou, hoje, a candidatura aos fundos comunitários para a Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, em Alfena. Segundo a Câmara de Valongo, com o financiamento garantido, a obra arrancará em breve.
O investimento previsto é de 2,5 milhões de euros e permitirá também requalificar e valorizar a antiga Escola de Cabeda, avança a mesma fonte.
A futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português terá trabalho ao vivo permanente, um núcleo de indústrias criativas ligadas ao brinquedo didático de madeira e serviços educativos.
O edifício é inspirado nas formas geométricas e incluirá também uma galeria, bem como uma sala multiusos com 50 lugares e a envolvente será adaptada para encontros de coleccionadores, workshops, arranjo de peças, actividades de dinamização através da acção das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais.
Serão recriados ambientes oficinais associados ao brinquedo de chapa e plástico e será incluído espólio museológico inusual, promete a autarquia em nota de imprensa.
O presidente da Câmara acredita que este projecto vai permitir afirmar ainda mais o concelho. “A Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português é um projecto antigo, uma reivindicação de toda a comunidade e que envolve contributos quer das autarquias locais quer dos artesãos e industriais. O Brinquedo Tradicional Português é uma das logomarcas do município de Valongo. Sejam de madeira, metal ou plástico injectado, os brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde, não deixam ninguém indiferente”, sustenta José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.
O objectivo é reavivar memórias e “pôr toda a gente a brincar”, sustenta o autarca.