No âmbito do BioEscola, programa de Educação Ambiental do município de Lousada, foi criado um canal pedagógico destinado a manter a ligação de alunos e professores aos projectos educativos na área do ambiente que têm vindo a ser promovidos na comunidade escolar.
Segundo o vereador do Ambiente, o canal intitula-se “Canal BioEscola – o ambiente em tua casa!“.
“Sempre alinhado com os conteúdos programáticos oficiais, para primeiro episódio foi escolhido o tema Guardiães dos Rios, actividade inserida no subtema ‘A patrulha sai à rua’ do catálogo BioEscola… Patrulha Strix 2019/2020”, explica Manuel Nunes.
Segundo o autarca, o episódio de estreia visa alertar os alunos para os problemas ambientais associados aos cursos de água de Lousada. “Nele é descrito o ciclo da água e são apresentados alguns exemplares de fauna e flora que podem ser encontrados nos ecossistemas aquáticos e ripícolas do concelho. Também são dados a conhecer os problemas negativos decorrentes da acção do Homem sobre estes sistemas, e de que forma os podemos resolver. Algumas das soluções podem passar pela acção cívica directa, através da participação voluntária no projecto Lousada Guarda-Rios, dinamizado pelo Sector de Conservação da Natureza e Educação Ambiental da Câmara Municipal de Lousada”, refere.
A iniciativa é dirigida a professores, estudantes, pais, dirigentes de entidades públicas e privadas relacionadas com a educação e o ambiente, organizações não governamentais e público em geral. “Esta é uma ferramenta muito útil no trabalho virtual e remoto que os docentes desenvolvem com os alunos, mantendo-os focados nas questões ambientais, mais a mais quando o momento particular que todos vivemos muito se deve, precisamente, ao alheamento e à quebra de relação de respeito face ao mundo natural”, acredita Manuel Nunes.