Falta apenas um estudo de impacte ambiental para que possa avançar o licenciamento de um campo de golfe de 18 buracos na Quinta dos Ingleses, em Lousada.
Segundo avançou Pedro Machado, durante a última reunião de executivo, a autarquia acredita que o investimento será uma realidade. “Acredito que sim porque os proprietários estão muito interessados e há investidores interessados em concretizar esse investimento, precisam que tudo esteja resolvido em termos de burocracia e de ter licenciamento aprovado. Para isso, é essencial um estudo de impacte ambiental que já está a ser ultimado com a ajuda técnica da Universidade do Minho”, referiu o presidente da Câmara, defendendo que o projecto será importante não só para o concelho como para a região. O investimento, disse ainda, tem uma componente hoteleira associada. “Este projecto já teve uns primeiros passos há uns anos atrás, mas depois veio a crise. Agora será mais comedido na parte imobiliária, mas terá uma componente residencial e uma de hotelaria”, adiantou aos jornalistas.
A par disso nascerá, na mesma zona, uma Pista de Pesca Desportiva. “Tínhamos o projecto para pista de pesca que poderia conflituar com este, mas concertamos e há condições para que projecto seja concretizado sem beliscar em nada o campo de golfe”, pelo que também irá avançar, garantiu o autarca.
O campo de golfe terá como marca distintiva a aposta no cuidado ambiental, avançou ainda.
Casa da Juventude fica no Parque Urbano e auditório será aumentado
Também durante a reunião de executivo de segunda-feira, Pedro Machado informou que já há espaço para nascer a Casa da Juventude de Lousada. Ficará no Parque Urbano, no edifício que actualmente acolhe o Espaço Internet e o depósito de reservas da Rota do Românico.
“É um espaço com centralidade invejável e enquadramento fora de série e terá diversas valências. Estamos a completar visitas a outras casas da juventude e a colher experiências para desenvolver o projecto e arrancar com as obras”, disse o autarca.
Foi também aprovado o aumento de capacidade do auditório municipal. Segundo o presidente da câmara aumentará em um terço a sua capacidade ganhando mais de 100 lugares, sem comprometer o conforto e a acústica.