A zona ribeirinha de Entre-os-Rios, em Penafiel, acolheu a segunda prova do Campeonato Nacional de Fórmula Futuro, que pôs à prova a evolução dos jovens pilotos da motonáutica.
O penafidelense Pedro Moura e Duarte Ferreira, João Parracho, Hugo Piedade e Tomás Macedo venceram nas respectivas categorias.
O evento foi organizado pela Federação Portuguesa de Motonáutica, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Eja, dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios, do município de Penafiel e do Mozinho Racing Team, clube penafidelense recém-filiado na FPM.
Segundo Paulo Ferreira, presidente da Federação, citado em nota de imprensa, a zona de Entre-os-Rios foi escolhida por estar a decorrer um estágio de jovens atletas da Fórmula Futuro o que “facilitou a logística da prova”, pelas “condições excepcionais” do local e pelo apoio concedido por várias entidades. O sucesso do evento também aumentou “a real possibilidade deste local vir a receber, no futuro próximo, uma escola de Fórmula Futuro, estando já a decorrer o processo com todas as entidades que vão estar ligadas ao projecto”, adianta a mesma fonte.
Em competição estiveram quatro clubes e pilotos de Penafiel, Resende, Figueira da Foz e Tancos. O destaque vai para o jovem Pedro (Pex) Moura Jr, apenas de oito anos e que, a representar o Mozinho Racing Team, se estreou na motonáutica vencendo a Categoria 1. “O jovem talento penafidelense, que tem brilhado nas pistas nacionais e internacionais de karting, chegou a esta modalidade apenas há duas semanas e já brilha ao mais alto nível, estando sob o olhar atento do seleccionador nacional e sendo mesmo possível que venha a ser convocado para o Mundial”, diz nota de imprensa.
A Fórmula Futuro é “a porta de entrada de crianças e jovens para o mundo da motonáutica”.
O World Formula Future Championship 2018 decorrerá nos Emirados Árabes Unidos, de 11 a 17 de Novembro.