Cerca de 100 pilotos vão estar na zona ribeirinha de Entre-os-Rios para disputar o Campeonato Europeu de Aquabike e o Campeonato Nacional da modalidade, entre 15 e 17 de Julho.

A prova que é organizada pela Federação Portuguesa de Motonáutica em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel. Ambas as entidades realçam o impacto económico que a iniciativa terá no território.

Paulo Ferreira, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica, deixou uma garantia: “enquanto eu for presidente esta prova será sempre aqui”.

Estarão presentes pilotos de 18 países, como Estónia, Lituânia, Finlândia, França, Espanha ou Reino Unido e o objectivo é que seja “um grande espectáculo” que já fez com que os hotéis do concelho estejam esgotados.

Nesta edição, foi cumprida a meta de integrar o Campeonato da Europa com o Nacional, permitindo aos pilotos portugueses competir.

“Sou suspeito, mas para mim é a melhor pista do Europeu. É uma pista arrojada, em linha recta. E isto não é uma lagoa, estamos a falar de uma zona que confere a possibilidade de entrar no canal do rio, tem um pouco de ondulação e traz mais adrenalina aos pilotos”, referiu Paulo Ferreira aos jornalistas.  

Já Pedro Cepeda destacou que pela parte da autarquia há “entusiasmo” e confiança de que este evento será tão bem-sucedido quanto nas outras edições. “Este é um dos eventos mais internacionais da região e do concelho, a par do Extreme de Lagares. E a par da componente desportiva este evento tem uma importante componente de promoção do território e impacto na notoriedade do concelho e região”, afiançou o vice-presidente da Câmara de Penafiel, lembrando que estes pilotos trazem equipa e família e levam lá fora o nome de Penafiel.

“A hotelaria está cheia o que é revelador do impacto económico”, afirmou. Depois das grandes quebras que os sectores da hotelaria, restauração e comércio enfrentaram na pandemia, o autarca acredita que isto terá um impacto importante e ajudar à retoma do sector, juntamente com outros eventos que estão a animar o concelho.

E porque é esperado muito público na marina de Entre-os-Rios, Pedro Cepeda agradeceu ainda aos moradores, porque haverá constrangimentos na mobilidade. “À semelhança de eventos anteriores serão criadas bolsas de estacionamento na estrada nacional, ficando apenas com o sentido Rio Mau – Penafiel, para que numa das faixas de rodagem se possa estacionar em segurança”, deu como exemplo.

“É com muito agrado que vemos este campeonato a ser realizado cá, a população da freguesia fica grata. Ficamos felizes de ver gente a visitar-nos depois deste evento. Além de serem muitos os atletas que vão estar aqui”, frisou a presidente da Junta de Eja, Isabel Guedes.

Manuel Leite e Lino Araújo, que vão competir no campeonato nacional, anseiam por vitórias. Ambos destacaram a qualidade da pista que “é rápida” e tem “ondulação”. Esperam ainda muito público na assistência.