Um total de 2 510 acidentes nas estradas portuguesas, entre os dias 5 e 11 de junho, dos quais resultaram duas vítimas mortais, 42 feridos graves e 749 feridos leves, é o balanço conjunto da campanha ‘Viajar sem pressa’, divulgado hoje, quarta-feira, pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a PSP e a GNR.
Em relação ao período homólogo de 2023, verificaram-se menos 186 acidentes, menos 12 vítimas mortais, menos sete feridos graves e menos 64 feridos leves.
No âmbito desta campanha, foram ainda fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,9 milhões de veículos, 4,7 milhões dos quais pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
Dos veículos fiscalizados, 17,8 mil circulavam com excesso de velocidade, dos quais quatro mil foram detetados pelos radares das forças de segurança e 13,9 mil pelos da ANSR.
Refira-se que, esta foi a sexta das 12 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2024. Até ao final do ano serão realizadas mais seis campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e fiscalização.
As campanhas são realizadas todos os anos, desde 2020, por estas forças de segurança, e têm temáticas definidas com base em recomendações europeias.