Arranca amanhã o “Trilhos Verdes”, um projecto de caminhadas mensais da Associação Verde, em Lousada. A primeira iniciativa levará os participantes ao Monte dos Maragoutos, em Barrosas (Santo Estevão).
“Em Julho de 2021, em pleno Verão, tivemos a oportunidade de juntar dezenas de pessoas para caminharam até a um dos pontos mais altos e interessantes de Lousada, o Monte dos Maragoutos, em Barrosas (Santo Estevão), para conhecerem alguns dos Gigantes Verdes que por lá se encontram. Agora, em pleno Inverno, pretendemos lá voltar e começar o plano mensal de caminhadas Trilhos Verdes”, informa a associação ambiental.
A meta do projecto, desenvolvido em parceria com o Município de Lousada, é “(re)conhecer os recantos verdes de Lousada, num ambiente descontraído e de apreciação do que nos rodeia, onde todos são convidados a partilhar também o seu ponto de vista”.
A primeira caminhada é no dia 22 de Janeiro, entre as 9h00 e as 12h30, sendo o local de encontro a Igreja de Santo Estevão (Barrosas). O percurso é de seis quilómetros e a dificuldade média. Inscrições aqui.
Para Fevereiro também já há data marcada. Há nova caminhada dia 12, entre as 14h00 e as 17h30, com percurso de seis quilómetros e dificuldade fácil, desta vez à Casa do Rio e Casa da Porta, Torno, Lousada. O ponto de encontro é a Ponte da Veiga.
A Verde é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Lousada, criada em 2021, e, actualmente, co-gestora do Projeto Gigantes Verdes juntamente com a Câmara Municipal de Lousada.