Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância e para o assinalar a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Valongo preparou uma série de actividades que estão já a ser desenvolvidas. No próximo domingo, dia 23, realiza-se uma caminhada no Percurso dos Vinhos Verdes da Quinta das Arcas, em Sobrado, que terá como tema, precisamente, a Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

A CPCJ, numa parceria com a Quinta das Arcas iniciada em 2013, pretende assim consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, bem como o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e o fortalecimento das próprias crianças.

 

Valor angariado reverte na totalidade para CPCJ

A caminhada começa às 9h30 e é gratuita. Todos os participantes podem contribuir com o que entenderem, revertendo a totalidade para a CPCJ de Valongo. A presidente da comissão, Fernanda Almeida, explica que o “objectivo primeiro da caminhada é a sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância”, havendo uma vertente de solidariedade que reverterá para um banco de bens, uma espécie de fundo de maneio para fazer face a despesas do imediato. Fernanda Almeida explica que a CPCJ tem fundo de maneio que advém da intervenção e que é a Segurança Social que gere, mas há a necessidade de dar resposta respostas à emergência e contribuir para que algumas crianças possam ter actividades lúdicas, servindo para isso as verbas arrecadadas durante a caminhada. Das iniciativas anteriores foi possível angariar verbas que foram depois utilizadas no financiamento de férias escolares, mas também de actividades desportivas. De referir que a CPCJ está a preparar também um protocolo de colaboração com a Banda de Música de Campo.

O Laço Azul funciona como um alerta para a luta pela protecção das crianças
O Laço Azul funciona como um alerta para a luta pela protecção das crianças

Durante a caminhada será oferecido a todos os participantes um laço azul que relembra a proteção das crianças contra os maus tratos. De referir que a Campanha do Laço Azul começou em 1989, nos EUA, quando uma avó colocou uma fita azul na antena do seu carro para que, depois de questionada, pudesse explicar que esta representa as nódoas negras dos seus dois netos mortos por maus tratos. O laço azul surge assim como um alerta para a luta pela protecção das crianças. No final da caminhada, a Quinta das Arcas promove uma prova de alguns vinhos, queijos e azeite, pelo que é necessário haver uma pré-inscrição para Quinta das Arcas através do e-mail enoturismo@nullquintadasarcas.com ou do telefone 224 157 810.

Comunidade está mais alerta para os direitos das crianças

Fernanda Almeida, presidente da CPCJ Valongo
Fernanda Almeida, presidente da CPCJ Valongo

Fernanda Almeida destaca que a prevenção e promoção de bem-estar nas crianças “é uma questão que nos toca a todos, como pessoas, famílias, comunidade, instituições”. “Se promovermos os direitos das crianças estamos a promover o bom trato e tentar alertar para aquilo que são os maus tratos e as suas consequências, como podemos alertar a comunidade para este problema e que estratégias podemos adoptar  para minimizar”, acrescenta, sublinhando que as pessoas “estão mais alertas e nota-se uma evolução muito grande” muito devido às campanhas dinamizadas. A responsável lembra que a actividade da CPCJ não se resume à Caminhada, enumerando as iniciativas desenvolvidas junto da comunidade escolar, dirigida a alunos e docentes que envolvem, depois, os encarregados de educação, através de calendários que sugerem actividades  que promovem o bem-estar das crianças, como a elaboração de dois calendários que estão a ser distribuídos por todas as escola do primeiro ciclo do concelho. No fundo, explica Fernanda Almeida, as campanhas dinamizadas vão no sentido de prevenir situações de maus tratos, dando a conhecer a problemática porque “quanto mais conhecermos, mais vamos proteger, mais vamos estar atentos e saber que aquela situação vai ter consequências no desenvolvimento psicológico da criança”.

Calendário dirigido a alunos e encarregados de educação
Calendário dirigido a alunos e encarregados de educação

Para além da caminhada na Quinta das Arcas, a CPCJ dinamiza dia 22, pelas 21h30, no Fórum Cultural de Ermesinde uma tertúlia subordinada ao tema “Mau trato versus bom trato”, estando já confirmada a presença do Procurador Geral da República, Maia Neto, responsável pela alteração à lei da protecção e promoção dos direitos da criança.