Os movimentos MovRioDouro e proTEJO, bem como o projecto do GEOTA – Rios Livres, uniram-se na defesa das bacias do Douro e do Tejo e realizam, no Dia Mundial da Migração dos Peixes, a 21 de Maio, várias actividades de sensibilização, gratuitas, nos rios Sousa e Tejo, informa nota de imprensa.
Nesse dia, uma das iniciativas é uma caminhada junto ao Rio Sousa, em plena bacia do Douro, com partida do Parque de Vilela, em Aveleda (Lousada). A caminhada começa pelas 9h15 e o percurso tem cerca de três quilómetros, permitindo, segundo a organização, a descoberta da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior e assistir a uma demonstração de pesca científica e à recolha de macro-invertebrados do rio. A caminhada contará com a presença de vários biólogos e cientistas.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e já estão a decorrer aqui.
A meta das actividades previstas é sensibilizar a população para a “necessidade de proteger estes ecossistemas da construção de novas barreiras – como açudes e barragens – e de melhorar a regulamentação das existentes, promovendo verdadeiros caudais ecológicos e uma continuidade fluvial proporcionada por eficazes passagens para peixes e pequenas embarcações”.