Realiza-se, no sábado, a próxima caminhada do Programa Arejar, do Parque das Serras do Porto. Desta vez, o percurso é na serra das Banjas, onde o Trilho da Carqueja reserva bonitas panorâmicas sobre o território e os meandros do rio Douro, promete a organização.

Trata-se de uma pequena rota, circular, com 10.9 quilómetros e 3h30 de duração, num percurso classificado com dificuldade média-difícil, que se desenvolve na encosta da serra das Banjas, onde a intervenção humana ao longo dos séculos alterou a paisagem, conforme os recursos económicos explorados, a referir, a extracção mineira de ouro pelos romanos no séc. I, a agricultura nos campos junto ao Douro, a exploração da carqueja para acender as fornalhas das padarias e, por último, a produção de floresta de eucalipto. Mas foi adaptado e serão percorridos apenas oito quilómetros.

“Assim, são dois os temas oferecidos aos caminhantes nesta pequena rota. O trilho da Carqueja estabelece uma conexão entre o núcleo rural de Melres, banhado pelo rio Douro e as cristas quartzíticas da serra das Banjas, explorada desde os primórdios pelos seus filões auríferos. A ocupação romana e as suas técnicas de exploração mineira, ainda proliferam e se mantém vivas na serra, nos fojos, banjas, galerias e respiros, que actualmente se constituem excelentes abrigos para a biodiversidade. Depois desta exploração outras se seguiram, como é o caso da carqueja e montena”, lê-se. 

O trilho alcança o seu ponto mais alto, a 560 m, o olhar abrange o vale do Douro e a paisagem estende-se para lá do monte de S. Domingos até à serra da Freita em Arouca.

A iniciativa começa pelas 9h00. Inscrição aqui.